Organizadores

Brasília, DF, Brazil
Grupo de estudos do Curso de Pós-Graduação Virtual em Adolescência e Juventude da UCB.

sábado, 11 de junho de 2011

Protagonismo Juvenil, eis a questão!

Encontro com a juventude de Águas Lindas de Goiás.
         Ei, você! Vamos trocar algumas idéias? Esses dias conversando com uma galera jovem, um deles mencionou a palavra protagonismo, e logo associou à palavra, a participação juvenil. A final, o que é protagonismo? Você topa refletir esse tema comigo? Vamos lá. A palavra protagonismo segundo (Bueno-2007) refere-se  a pessoa que ocupa o primeiro lugar num acontecimento, principal personagem de uma peça. Vejamos como essa palavra foi associada ao contexto juvenil para designar sua atuação e participação com sujeito de direitos. Galera, aqui um aceno importante; apesar de protagonismo se referir ao ator principal da ação, ninguém atua sozinho. Vale dizer que as bandeiras de luta da juventude precisam ser sonhadas no coletivo, e que o protagonismo juvenil aponta para a necessidade de uma comunhão de esperanças, de vozes que dialogam na tentativa de sensibilizar pessoas, e juntas transformar a história.

Encontro Rede Vozes.(El Salvador)
Em meados de 1990, a palavra protagonismo juvenil ganhou maior repercussão com as lutas e conquistas dos movimentos de garantia de direitos. A sociedade brasileira sentiu-se interpelada, a olhar sobre o lugar social de adolescentes e jovens como sujeitos de direitos, compreender qual a sua importância e o seu papel nos novos cenários globais, marcado pelos avanços das tecnologias, consumo desenfreado, influência das grandes mídias, situações de violação de direitos e exclusão social. Dada a complexidade do contexto social brasileiro, adolescentes e jovens, ainda enfrentam nessa fase da vida, grandes desafios. Eles têm necessidades de autoafirmação, de conquistar autonomia, de serem respeitados, de serem aceitos no seu ambiente social, de romper e superar os estigmas impostos pelo mundo adulto. Não é assim galera? 


Pessoal, nesse diálogo não podemos deixar de refletir um triste fato; na atual socieade, recai sobre a juventude  parcela de culpa pelos tantos problemas sociais, basta percebe como as mídias associa aos jovens o problema da violência, das drogas e  tantos outros. O que dizer dos estigmas quando o assunto é a criação de políticas públicas para a juventude. Os legisladores partem do pressuposto que o jovem é violento, instável, e que o Estado deve exercer sobre eles o controle e livrar a sociedade de suas possíveis ameaças. Em face de mecanismos que oprime a realidade juvenil, é urgente que aprendamos novos meios de estar come eles, fomentar sua participação com autonomia. Vale ressaltar que frente a tantos desafios, os adolescentes e jovens vão se afirmando, buscando caminhos, rompendo barreiras, dizendo sim a vida e construindo a história.


Bueno, Silveira: minidicionário da língua portuguesa. 2ed. São Paulo: FTD, 2007.
Clemilson Graciano.

Um comentário:

  1. Exatamente. Eu sou um adolescente, tenho 17 anos, e estou tendo, nesses últimos dias, muito medo do desconhecido, ou seja, do que me é apresentado como novo, seja isto um convite para coordenar um grupo de jovens, dar uma palestra aos jovens ou aos adultos, expor, as vezes, as minhas ideias ou até fazer um comentário sobre um determinado assunto "em público". Mas, apesar de tantos medos, Deus me capacita para enfrentar esses problemas, me dando coragem, ousadia e, sobre tudo, a liberdade. Este, deve-se destacar,pois Deus nos liberta para vivermos como queremos,porém, Ele nunca nos abandona, mesmo quando estamos no "fundo do abismo". Outra qualidade que citei e que gostaria de destacar é a ousadia que, quando me lembro do que já vivi e já fiz de bom, me invadi e me dá coragem e capacidade para realizar as minhas tarefas, assim como comecei a desenvolver este comentário.
    Coragem jovens e pessoas de todas as idades, sejam ousados no sentido de desafiar o mal que vos impede de realizar aquilo que seus corações desejam, pois não estão sozinhos, Cristo vivi dentro de vocês, seja contra ou não a sua vontade.
    Não tenhais medo, Deus não tirará aquilo que há de bom em você, mas sim, aumentará, aprimorará os dons que constituem o seu ser, a sua alma para melhor.
    Coragem! Não é fácil continuar no caminho, mas não são as vitórias que Ele que, mas sim, o esforço de continuar levantando e seguindo após cada caída, cada derrota que você teve.
    Coragem!!! Levanta-ti e anda! Deus vos chama para continuar seguindo o caminho e levantando sempre que cair!
    Repito de novo: não é facil! Por isso, não desista!
    Por mais que você ache que Deus te julgará pelos seus pecados passados, esqueça, engane-se, porque Ele não está contando os seus pegados, mas está te amando do mesmo jeito que te amava quando você era totalmente puro. Só de você estar lendo esta mensagem, Deus está falando com você.
    Portanto, não tenhais medo. Coragem! Eu venci o mundo para que tenham a coragem e a esperança de vencê-lo também!
    Jovens e pessoas de todas as idades, Cristo e Deus vos amam e nunca Eles deixaram de vos amar!
    Fiquem com Deus e tenham uma boa vida. CORAGEM!

    ResponderExcluir