Organizadores

Brasília, DF, Brazil
Grupo de estudos do Curso de Pós-Graduação Virtual em Adolescência e Juventude da UCB.

terça-feira, 31 de maio de 2011

JUVENTUDE E VOCAÇÃO: o que é Orientação Vocacional?



Muito se tem falado em Orientação Vocacional e Profissional. No entanto, nós sabemos exatamente do que se trata? Para que serve?

Como podemos ver realizar escolha não é tarefa fácil. Durante toda a vida estamos efetuando escolhas profissionais. Em alguns momentos as dificuldades de escolha podem gerar incertezas, dúvidas e até mesmo impasses que podem ser enfrentados com o apoio de um Orientador Vocacional, estabelecendo uma parceria de trabalho com foco na elaboração dos nossos conflitos e em direção a uma escolha profissional.

Para isso, a Orientação Vocacional nos oferece um
ESPAÇO DE REFLEXÃO no qual possamos olhar para nós mesmo, nos conhecer e reconhecer.
Fundamenta-se, portanto, na discriminação de traços de personalidade, interesses, habilidades,  valores e aspirações. Pressupõe questionar e refletir permanentemente buscando articular nosso auto-conhecimento a um PROJETO FUTURO. Ao saber quem somos, poderemos descobrir quem desejamos vir a ser. Apostando no nosso desejo, poderemos efetuar uma escolha autêntica e comprometer-se com  nosso projeto profissional.

A orientação vocacional nada mais é do que testes psicológicos que são aplicados na pessoa para que ela decida qual profissão ela tem mais afinidade. imagem de orientação vocacional

Como a escolha profissional é um processo dinâmico que se inicia na infância e persiste por toda a vida sofrendo a influência de diversos fatores como fantasias, disposições inconscientes, família, situação sócio-econômica, distorções perceptivas e tantos outros, a Orientação Vocacional também desempenha a importante função de esclarecer os conflitos que estão na origem da dificuldade de escolha.
Mobilizado por estes conflitos torna-se ainda mais difícil decidir para que lado seguir frente a um caminho no qual se apresentam várias possibilidades.

Surgem dentro de nós vários questionamentos: O que significa fazer uma escolha? Quais os fatores que influenciam a tomada de decisão profissional? Quais as crenças e pré-conceitos envolvidos nesta escolha?

A estas perguntas somam-se, ainda, outras: quem sou eu? O que eu quero vir a ser? Quais são os meus limites e potencialidades? Para onde apontar meu desejo?

Neste processo a responsabilidade pela escolha é exclusivamente nossa. Quando pensamos em procurar uma Orientação Vocacional para que possa escolher por nós estamos abrindo mão do privilégio de sermos responsáveis pelo que queremos e pelo que faz da nossa vida. Ninguém tem o direito de escolher por nós, nem mesmo um orientador vocacional! A escolha cabe unicamente a nós.

Maria do Socorro dos S. Silva

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, amigos da especialização.

    Em primeiro lugar parabenizo a todos pela discussão do tema da orientação vocacional. Talvez esse tema tanto me agrade por eu ter passado por um processo de discernimento deste, uma vez que acabei por refletir nos meus anseios e desejos futuros, no meio de uma graduação, é verdade, mas ainda a tempo de "mudar o rumo" e ir em busca daquilo que me preencheria!

    Existe uma distorção muito grande, nos dias atuais, sobre o serviço de orientação profissional e vocacional. Muitos pensam que o psicólogo irá "fazer a leitura da alma" do interessado e, como uma impressora, ejetar um laudo que oficializa o sucesso do jovem a uma única profissão. Em verdade, muitos podem ser os caminhos trilhados pelos jovens. Não existe uma única profissão adequada a ele, uma única tampa para tampar a panela.

    A Orientação quer, JUNTO a esse jovem, entender todo o seu contexto, os seus desejos e, assim, apresentar possibilidades e ferramentas para tornar seus sonhos reais, levando-se sempre em consideração que a escolha propriamente dita deverá ser sempre tomada pelo jovem em questão.

    Mais uma vez parabenizo a todos!
    Até mais!

    Diogo Luiz Galline

    ResponderExcluir