Organizadores

Brasília, DF, Brazil
Grupo de estudos do Curso de Pós-Graduação Virtual em Adolescência e Juventude da UCB.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Orientação profissional: um caminho de descoberta da vocação

    A orientação profissional talvez seja hoje, no campo educacional, social e religioso, a questão que mais aflige adolescentes, jovens e educadores, pois a corrida em preparação aos vestibulares e, mais a fundo, ao mercado de trabalho é um desafio que todos enfrentam neses contextos. A escolha da profissão pode parecer às vezes um fantasma e assombrar a todos. É nesse espaço de indecisão e de possíveis certezas que a orientação profissional entra de cheio.
      O momento de escolher uma profissão significa um dilema muito grande na vida das pessoas, pois envolve o seu futuro. Essa escolha quase sempre é feita na adolescência e na juventude, fases da vida em que se busca a identidade pessoal, profissional e quando raramente a pessoa está preparado para lidar sozinho com essa situação. Certamente a presença de educadores e educadoras nesse momento de escolha é de fundamental importância para que o adolescente e jovem cresçam e pelo menos sintam-se mais seguros nas escolhas que vão começar a fazer de agora em diante na sua vida.
    Tem-se uma visão distorcida, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar auxilio. Enquanto na realidade a orientação profissional é uma medida preventiva, que visa auxiliar o adolescente e o jovem no processo de maturação em relação à escolha. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvidas, por que não verificou todas as possibilidades e tem uma relação fantasiosa com aquela profissão desejada.
        O que os educadores têm de ter consciência é que a orientação profissional não é algo rígido, mas que precisa de muito diálogo e coragem de arriscar em busca desta descoberta profissional, tendo presente e orientando os adolescentes e jovens que pode dá certo ou não o percusso, mas se ele leva à felicidade, certamente está no caminho certo da sua vocação profissional.


James Pinheiro dos Santos

Um comentário:

  1. Claro que não poderia deixar de postar no nosso blog!! Obrigada pelo lindo trabalho de equipe que estamos fazendo. Abraço grande

    ResponderExcluir